Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

domingo, outubro 31, 2010

Chico Xavier, NASA estuda a aura de Chico



segunda-feira, outubro 25, 2010

A hipocrisia


(MÉDIUM, SR. DIDIER FILHO)


Deveria haver na Terra dois campos bem distintos: o dos homens que fazem o bem abertamente e o dos que fazem o mal abertamente. Mas, não! O homem não é franco no tocante ao mal: afeta virtude. Hipocrisia! Hipocrisia! deusa poderosa, quantos tiranos criaste! quantos ídolos fizeste adorar! O coração do homem é realmente muito estranho, pois pode bater quando está morto, pois pode, em aparência, amar a honra, a virtude, a verdade, a caridade! Diariamente o homem se prostra ante estas virtudes e falta à sua palavra, desprezando o pobre e o Cristo. Diariamente é um tartufo e mente. Quantos homens parecem honestos porque a aparência muitas vezes engana! Cristo os chamava sepulcros caiados, isto é, a podridão interna, o mármore por fora, brilhando ao sol. Homem, na verdade pareces essa morada da morte; e, enquanto teu coração estiver morto, Jesus não te inspirará, Jesus, esta luz divina que não clareia o exterior, mas ilumina interiormente.

A hipocrisia — entendei bem — é o vicio da vossa época. E quereis fazer-vos grandes pela hipocrisia! Em nome da liberdade, vos engrandeceis; em nome da moral, vos embruteceis; em nome da verdade, mentis.

LAMENNAIS
http://espiritafilosofia.blogspot.com/2009/03/hipocrisia-medium-sr.html
...............................................................

Eu não gosto de você o tempo todo!


via Evoluindo Sempre de noreply@blogger.com (Ravena) em 06/10/10

Nossa alma (aquela voz interior) fala conosco através de nossa intuição, de nossos instintos, nossos desejos, idéias, gostos e desgostos comuns. Qualquer que seja a maneira é mais fácil para nós ouvi-la individualmente.

Não devemos dar atenção à interpretação que o mundo faz de nossos atos. Somente nossa alma é responsável pelo nosso bem, por nossa reputação.

O importante é estar sempre dispostos a mudar nosso comportamento quando este nos faz mal, nos faz viver uma guerra interior de sentimentos e emoções de baixa vibração. Precisamos dar atenção aos nossos sentimentos verdadeiros e a nossa forma de pensar.

Vamos começar a perceber os nossos próprios valores e que ninguém é perfeito. Cada um de nós possui virtudes e defeitos. Somos todos um, mas cada um com sua personalidade, alguns mais agradáveis outros nem tanto, mas também, o que é agradável pra mim pode não ser para você e vice versa. Até entre nós, somos um mundo de possibilidades.

Nós últimos dias aprendi mais em termos de percepção do que em 1 ano. Precisamos nos libertar dos outros, não se escandalizando com as atitudes das pessoas, cada um está no seu degrau do progresso e não se pode medir isso, ou contar os degraus. Eu sei mais que você sobre algumas coisas e você sabe mais do que eu em outras. Eu ainda me escandalizo, quase todos os dias, e geralmente sou mal interpretada. Sabe por que?

Palavras são símbolos, cada um interpreta o símbolo de acordo com o que sabe, pensa e sente. Interprete a palavra AMOR numa única palavra, cinco pessoas podem escolher CINCO PALAVRAS diferentes para interpretar a MESMA palavra. E o mesmo acontece com as palavras, SINTONIA, PROGRESSO, EVOLUÇÃO. As pessoas sempre associam essas palavras com outra palavrinha difícil: nível, E AQUELE QUE ESTÁ COM A AUTO ESTIMA BAIXA ou de repente QUER UM POUQUINHO MAIS DE ATENÇÃO, logo se sente ou pensa que está num “nível inferior”, “num degrau de baixo” e por aí vai. A própria se coloca nessa posição e coloca ou enxerga a outra numa posição onde esta nunca se colocou ou não está.

Eu sempre tento ser o mais diplomática e compreensiva possível, mas as vezes explodo e quando explodimos, sempre somos mal interpretados. Passei por uns dias com as emoções a flor da pele, parecia um leão! Quando nos falta serenidade e deixamos nosso lado negro falar, o outro também liberta o lado negro, ou é um permanente nesse lado sempre causando conflitos e ao ouvir, ele interpreta suas palavras (símbolos) de acordo com as emoções do momento.

Quanto mais nos libertarmos das influências externas e de outras personalidades, mais nossa alma pode ser o que ela realmente é. Estou procurando o meu lugar ao Sol e dividindo com vocês meus erros e acertos, pois ambos são oportunidades de aprendizagem. E eu aprendo muito aqui e em outros espaços.

Vejo as pessoas muito carrancudas, guardando mágoas e mais mágoas, tornando suas vidas amargas! Eu adoro rir, não se tem muitos motivos ultimamente para isso, mas se afundar na tristeza ou na decepção,  NÃO tornará nosso mundo melhor. Analisemos tudo o que nos chega com seriedade, pois é preciso entender o jogo no qual somos os piões, mas a tristeza, o desespero, a revolta, a decepção, o desânimo, nos aprisiona no medo que  nos deixa estagnados.

Coloque mais humor na sua vida: mesmo nas situações difíceis e imprevistas, aprenda a colocar uma pitada de humor; isso abrandará a situação ( e te livrará de futuras rugas).
Problemas nós sempre os teremos. O que se torna necessário é não nos deixarmos conduzir por eles.

Lembre-se, algumas pessoas só vão gostar de você, enquanto você falar o que elas querem ouvir ou ter atitudes que elas esperam. Por isso, não espere que pessoas gostem de você, seja você mesmo e os que te cercam gostarão de você pelo que você é e não pelo que elas desejam que você seja. Ninguém irá gostar de você, o tempo todo!

Escutem o bebê falando, adoro crianças pequenas, elas sempre falam a verdade e o que ele fala reflete o que sente a maioria das pessoas, que quando "grandes" perdem a sinceridade ao se comunicar. Somos criados assim, certo? "não fala isso menino", "é falta de educação", "mentir de vez em quando não faz mal", e por aí vai...


Vamos manter o otimismo, a esperança, estudar e aprender muito e MUDAR a consciência coletiva da humanidade.
Ravena
....................................................................................

domingo, outubro 24, 2010

A LEI DE AMOR

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Lázaro - Paris, 1862

8 O amor é o sentimento que acima de tudo resume, de forma completa, a doutrina de Jesus, e os sentimentos são os instintos que se elevam de acordo com o progresso realizado. Na sua origem, o homem possui instintos; mais avançado e corrompido, possui sensações; mais instruído e purificado, possui sentimentos. No ponto mais delicado e evoluído dos seus sentimentos, surge o amor, não o amor no sentido vulgar da palavra, mas sim o sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todos os anseios e todas as sublimes revelações. A lei de amor substitui o individualismo pela integração das criaturas e acaba com as misérias sociais. Feliz daquele que, no decorrer de sua vida, ama amplamente seus irmãos em sofrimento! Feliz daquele que ama, pois não conhece nem a angústia da alma, nem a do corpo. Seus pés são leves e vive como se estivesse transportado fora de si mesmo.
Quando Jesus pronunciou a divina palavra, amor, os povos se emocionaram, e os mártires, cheios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo, por sua vez, vem pronunciar uma  segunda     palavra
do alfabeto divino. Ficai atentos, pois esta palavra  ergue a  laje  das
sepulturas vazias: é a reencarnação, que, triunfando sobre a    morte,
revela ao homem deslumbrado seu patrimônio intelectual. Ela já não
o conduz mais aos suplícios, mas sim à conquista de seu ser, elevado
e transformado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito deve agora resgatar o homem da matéria.
Disse-lhes eu que, na sua origem, o homem possuía apenas instintos,
e aquele em que os instintos dominam está mais próximo do ponto de partida do que da chegada. Para alcançar a meta a que o homem se destina, é preciso vencer os instintos aperfeiçoando os sentimentos, ou seja, melhorando-os, sufocando os germens latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões dos sentimentos e trazem consigo o progresso, assim como a semente contém em si a árvore. Os seres menos avançados são aqueles que, libertando-se pouco a pouco de sua crisálida*, estão escravizados aos seus instintos. O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda riqueza futura depende do trabalho atual e, mais do que os bens terrenos, ele vos levará à gloriosa elevação. É então que, entendendo a lei de amor que une todos os seres, encontrareis os suaves prazeres da alma, que são o início das alegrias celestes.

9 O amor é de essência divina. Desde o maior até o menor, todos
vós possuís, no fundo do coração, a chama desse fogo sagrado. É um fato que já haveis constatado muitas vezes: o pior dos homens, o
mais perverso, o mais criminoso tem por um ser ou por um objeto
qualquer uma afeição viva e ardente, à prova de tudo que tente diminuí-la, e muitas vezes atingindo proporções admiráveis.
Dissemos por um ser ou por um objeto qualquer, porque existem entre vós indivíduos que dedicam tesouros de amor, que lhes transbordam do coração, aos animais, às plantas e até mesmo a objetos materiais:
são os solitários, críticos da sociedade, reclamando da Humanidade em geral. Eles resistem contra a tendência natural de sua alma, que procura ao seu redor afeição e simpatia; rebaixam a lei de amor ao estado de instinto. Mas, façam o que fizerem, não serão capazes de sufocar o gérmen vivo que Deus depositou em seus corações ao criá-los. Este gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e com a inteligência e, ainda que freqüentemente comprimido pelo egoísmo, é a origem das santas e doces virtudes que fazem as afeições sinceras e duráveis, que vos ajudam a percorrer a difícil e dura estrada da existência humana.
Para algumas pessoas a prova da reencarnação é inaceitável e causa horror, por acharem que outros participarão de afetuosas simpatias das quais são ciumentas. Pobres irmãos! O vosso afeto é que vos torna egoístas. Vosso amor é limitado a um círculo íntimo de parentes ou de amigos e todos os demais são indiferentes para vós. Pois bem!
* N. E. - Crisálida: corpo da borboleta quando ainda é lagarta; (neste caso) transformando, mudando o comportamento.

Fénelon - Bordeaux, 1861
Para praticar a lei de amor tal qual Deus a estabelece, é preciso que
passeis progressivamente a amar todos os vossos irmãos indistin-tamente. A tarefa é longa e difícil, mas se cumprirá. Deus assim o quer, e a lei de amor é o primeiro e o mais importante ensinamento de vossa nova doutrina, pois é ela que deve um dia destruir o egoísmo sob
qualquer forma que se apresente, porque, além do egoísmo pessoal,
há ainda o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade. Disse Jesus:
Amai ao vosso próximo como a vós mesmos; pergunta-se, qual é o
limite do próximo? Seria a família, a religião, a Pátria? Não. É toda a
Humanidade. Nos mundos superiores é o amor mútuo que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam. E o vosso Planeta, destinado a um progresso que se aproxima, para sua transformação social, verá essa lei sublime ser praticada por seus habitantes, como um reflexo da Divindade.
Os efeitos da lei de amor são o aperfeiçoamento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrena. Os mais rebeldes e os mais viciosos deverão se reformar, quando virem os benefícios produzidos por esta prática: Não façais aos outros o que não gostaríeis que vos fizessem, mas sim fazei a eles todo o bem que está ao vosso alcance.
Não acrediteis na secura e no endurecimento do coração humano. Ele cede, mesmo a contragosto, ao verdadeiro amor. É como se fosse um ímã ao qual não se pode resistir. O contato desse amor vivifica e fecunda os germens dessa virtude que estão nos vossos corações adormecidos. A Terra, morada de provações e de exílio, será então purificada por esse fogo sagrado e verá serem nela praticados a caridade, a humildade, a paciência, a dedicação, a abnegação, a resignação e o sacrifício, virtudes todas filhas do amor. Não vos canseis de ouvir as palavras de João, o Evangelista. Como sabeis, quando a enfermidade e a velhice suspenderam o curso de suas pregações, ele apenas repetia estas doces palavras: Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros.
Caros irmãos amados, praticai estas lições; sua prática é difícil, mas a alma retira delas um imenso benefício. Acreditai em mim, fazei o sublime esforço que vos peço: “Amai-vos”, e vereis a Terra se trans-
formar e tornar-se um novo paraíso, onde as almas virtuosas desfrutarão do repouso merecido.

Sansão - antigo membro da Sociedade Espírita de Paris - 1863
 
10 Meus caros companheiros de estudo, os Espíritos aqui presentes vos dizem por minha voz: Amai muito, para serdes amados.
Este pensamento é tão justo que encontrareis nele tudo o que consola e acalma as penas de cada dia. E mais ainda: praticando este ensinamento, vos elevareis de tal maneira acima da matéria que vos
espiritualizareis antes mesmo de deixar o vosso corpo terreno. Tendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, tendes agora uma certeza: a ascensão até Deus, com todas as promessas que respondem aos desejos da vossa alma. Deveis vos elevar bem alto, para julgar sem as limitações da matéria e não condenar vosso próximo sem antes terdes elevado vosso pensamento até Deus.
Amar, no sentido profundo da palavra, é ser honrado, leal, consciencioso, e fazer aos outros o que se deseja para si mesmo. É procurar ao redor de si o verdadeiro sentido de todas as dores que afligem vossos irmãos, para levar-lhes alívio. É olhar a grande família humana como sendo a sua, porque, essa família, vós a encontrareis numa outra época, em mundos mais avançados. Os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, que estão predestinados a se elevar ao infinito. É por isso que não podeis recusar a nenhum de vossos irmãos o que Deus generosamente vos deu – o amor –, tal qual, por vossa parte, felizes seríeis se os vossos irmãos vos dessem tudo do que necessitais. Dai a todos os sofredores uma palavra de esperança e de apoio, para que sejais todo amor, todo justiça.
Acreditai que estas sábias palavras: “Amai muito, para serdes ama-
dos”, seguirão seu caminho. Elas são revolucionárias e obedecem a um traçado que é fixo, invariável. Mas vós, que, me escutais, já ganhastes algo. Sois infinitamente melhores hoje do que há cem anos. Mudastes de tal modo para melhor que aceitais de forma confiante uma grande quantidade de novas idéias sobre a liberdade e a fraternidade, que antigamente teríeis rejeitado. Assim é que, daqui a cem anos, aceitareis com a mesma facilidade outras idéias que ainda não puderam entrar na vossa cabeça.
Hoje, que o movimento espírita avançou a grandes passos, vede com que rapidez as idéias de justiça e de renovação contidas nos ensinamentos dos Espíritos são aceitas por boa parte do mundo inte-
ligente. É que essas idéias correspondem a tudo o que existe de divino em vós. É que estais preparados por uma semeadura produtiva: a do último século, que implantou na sociedade as grandes idéias de progresso. E como tudo se encadeia sob a orientação do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas estarão contidas na troca universal de amor ao próximo. Por ele, os Espíritos encarnados melhor compreendendo e sentindo-se unidos como irmãos, fraternalmente, até os extremos de vosso Planeta, se reunirão para se entender e se amar, para acabar com todas as injustiças e todas as causas de desentendimentos entre os povos.
Este grande pensamento de renovação pelo Espiritismo, tão bem exposto n’O Livro dos Espíritos, produzirá o extraordinário milagre dos próximos séculos vindouros: o da união de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação deste ensinamento bem entendido: “Amai muito, para serdes amados”.

do: OEVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
.......................................................................................


quinta-feira, outubro 14, 2010

A prevenção das drogas


INTRODUÇÃO
A humanidade trocou os valores de amor e verdade pela frivolidade
e prazer imediato, Ângelis (1994). Assistimos e lamentamos a difusão de
drogas alucinógenas entre crianças, jovens e adultos. Constatamos que
infelizmente o êxito das conquistas tecnológicas não conseguiu
preencher as lacunas da existência humana. O homem moderno ficou
deslumbrado com a comodidade e o prazer, ficou acostumado às
sensações fortes dos sentidos e tem dificuldade de voltar-se para dentro
de si e encontrar a plenitude íntima e a realização transcendente.
Afirma o psiquiatra André Gaiarsa, no livro Família e Espiritismo,
(Carvalho, 1994): "a droga é a saída dos que não tem saída", é como se,
num quarto fechado, a pessoa pintasse uma paisagem e fingisse ser
uma janela. A ilusão da droga é assim, finge que está tudo maravilhoso.
O uso de drogas pode ser um fato passageiro na vida dos jovens e,
muitas vezes, não vai além da experimentação porque percebe que a
droga não tem muito a ver consigo mesmo, opta por outras formas de se
obter prazer na vida.
Em outros casos, o consumo de drogas tende a se intensificar,
levando o adolescente a desenvolver uma forte dependência do produto.
Quando isso acontece, revela-se pessoa insatisfeita consigo mesma,
com a vida em geral, com as relações familiares e sociais. A droga entra
na vida do jovem como uma possibilidade de fuga das dificuldades
internas e objetivas, o que fará com que consuma cada vez mais. No
entanto, o uso de droga causa uma satisfação ilusória e passageira, pois
o prazer que a droga oferece (depois de alguns anos) tende a
desaparecer, dando lugar a sensações desprazerosas e,
conseqüentemente, ao sofrimento. O jovem então a utilizará não por
causa do prazer, mas porque precisa evitar o desprazer de ficar sem ela.
Deixa de ser um usuário recreativo e intensifica seu vínculo de
dependência.
O usuário recreativo, por sua vez, pode parar de consumir, desde que
passe por uma abordagem construtiva (uma intervenção familiar e/ou
profissional) que lhe mostre os perigos da tolerância e dependência e
permita-lhe investigar o que está por "trás" desta forma de obter prazer,
tendo em vista sua dimensão espiritual (qual sua tarefa nesta
encarnação, para que veio aqui?) e suas carências afetivas.
ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES
1- Drogas Psicotrópicas
Drogas psicotrópicas são substâncias que, quando administradas no
organismo, provocam alterações no funcionamento do Sistema Nervoso
Central (SNC) e levam a uma modificação no estado psíquico e físico do
indivíduo.
2- Dependência
A dependência, antes diferenciada em física e psíquica, foi
recentemente incluída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) dentro
de um contexto maior, isto é, não é apenas a quantidade e freqüência do
uso que pode determiná-la, mas se o seu consumo levar a pelo menos
três dos seguintes sintomas ou sinais ao longo dos últimos doze meses:
* forte desejo ou compulsão de consumi-las;
* consciência subjetiva de dificuldade na capacidade de controlar a
ingestão delas;
* uso de substâncias psicoativas para atenuar sintomas de
abstinência, tendo consciência da efetividade desta estratégia;
* estado fisiológico de abstinência;
* evidência de tolerância, usando doses crescentes da substância
requerida para alcançar os efeitos originalmente produzidos;
* estreitamento do repertório pessoal de consumo, passando, por
exemplo, a consumir em ambientes não propícios, a qualquer hora,
etc.;
* negligência progressiva de prazeres e interesses em favor das
drogas;
* persistência do uso, a despeito de clara evidência de manifestações
danosas;
* evidências de que o retorno ao uso da substância, após um período
de abstinência, leva a uma reinstalação do quadro anterior. (Carlini,
1990, p.3)
Dependência, de modo geral, é este impulso que leva a pessoa a usar
uma droga periodicamente ou constantemente, em resumo, significa a
falta de controle do consumo.
3- Tolerância
Tolerância é o resultado de um processo de adaptação biológica à
droga, de tal forma que, para se obter aqueles efeitos iniciais esperados,
o indivíduo tem que consumir quantidades cada vez maiores.
4- Escalada
A escalada, como o próprio termo indica, refere-se a um aumento no
consumo de drogas. Pode ocorrer de duas maneiras:
* pela passagem de um consumo ocasional para um consumo mais
intenso (toxicomaníaco), em função da tolerância desenvolvida;
* [CMA1][CMA2][CMA3]pela passagem de uma droga "leve" para
outra considerada mais "pesada", em função da natureza dos efeitos
procurados.
5- Síndrome de Abstinência
Síndrome de Abstinência é um quadro de alterações físicas,
ocasionadas pela falta da droga no organismo. Estas alterações variam
de acordo com o tipo de droga, com a freqüência do uso, com a
quantidade utilizada e com o estado físico do usuário. Por exemplo, o
alcoolista, quando privado do álcool, apresentará um quadro de síndrome
com tremores e sudoreses, náuseas e vômitos, podendo chegar, em
casos mais graves até a delirium tremuns, coma ou morte.
6- Overdose
O termo overdose significa superdose ou dose excessiva de droga
capaz de provocar falência dos órgãos vitais, e até mesmo a morte do
indivíduo. O usuário perde o controle das doses em busca de maiores
efeitos e pode morrer acidentalmente. Geralmente está consciente do
risco que corre. Caso a pessoa seja socorrida a tempo, poderá
sobreviver. Um grande número de mortes por overdose poderia ser
evitado se o indivíduo recebesse o socorro adequado.
Como adverte Lídia Aratangy, o usuário em crise por overdose deve
receber imediatamente um atendimento especializado. Os amigos que o
encaminharem ao hospital estão protegidos pelo anonimato, não correm
o risco de serem delatados. Na realidade, tem ocorrido mais acidentes do
que a imprensa gosta escandalosamente de anunciar. Assim também
como, a maioria das mortes por overdose não chega aos noticiários
porque são ocultadas pelas famílias, atribuindo-as a uma parada
respiratória de origem desconhecida.
7- Drogas lícitas e ilícitas
Há uma polêmica sobre o conceito de drogas lícitas ou legais e ilícitas
ou ilegais, visto que, em ambas há substâncias capazes de induzir à
dependência. As drogas lícitas, aceitas social e culturalmente, sempre
ficam em primeiro lugar nas pesquisas referentes ao consumo, tanto
entre jovens quanto entre os adultos.
Levantamentos feitos em hospitais psiquiátricos detectaram que
94,8% dos pacientes eram dependentes do álcool e 5,2% das demais
drogas, entre elas a maconha e cocaína. Segundo Beatriz Carlini, a
preocupação da sociedade em relação às drogas ilícitas revela ser um
grande equívoco, uma vez que o consumo de drogas lícitas (álcool,
tabaco e medicamentos) supera de longe o de drogas ilícitas.
O alcoolismo é um dos mais sérios problemas de saúde pública. 10%
dos brasileiros acima de 15 anos possuem problemas ligados ao álcool.
É a terceira causa de aposentadoria por invalidez, ocupa o segundo lugar
entre as doenças mentais, é a maior causa de perda do trabalho, de
acidentes de trânsito, de conflitos familiares, violência, etc.
8- Uso e Abuso
Em nossa sociedade, o uso de drogas é algo comum e, em geral,
quase todas as pessoas bebem socialmente, outras fumam ou utilizam
algum medicamento sem prescrição médica. No entanto, o envolvimento
com estas ou com outras drogas, pode ocorrer em graus bem diferentes.
Encontramos tanto usuários leves, como usuários pesados, isto é,
aqueles que usam e aqueles que abusam de diferentesdrogas. Aqueles
que usam experimentalmente e recreativamente e aqueles que usam
habitualmente, no entanto, qualquer que seja o uso, mesmo que seja
experimental, pode produzir danos à saúde da pessoa.
É possível usar drogas sem abusar, sejam elas lícitas ou ilícitas,
principalmente se levarmos em conta apenas a freqüência do consumo e
a quantidade utilizada. Mas quando se trata de drogas ilícitas, todo uso
corresponde a transgressão, uma vez que aí intervém o aspecto da
ilegalidade do produto.
Falar de drogas remete-nos a questões polêmicas e exige muito
realismo. Partimos do princípio de que o uso de drogas sempre será
efeito e não causa.
Decididamente, podemos constatar que não existem sociedades,
escolas ou aglomerado humano sem drogas.
Desejar uma sociedade com um consumo reduzido de drogas poderá
deixar de ser uma utopia e se tornar realidade quando a humanidade
progredir em três aspectos:
* Espiritual: é a consciência ética, a certeza da centelha divina nos
corações humanos, a compreensão da finalidade da vida e o esforço
individual para a reforma íntima e a evolução espiritual.
* Educacional: é a crença no poder e alcance da Educação,
entendida dentro de uma concepção educativa de prevenção no
sentido amplo. Educar para formar e não apenas informar.
* Político/Social: requer mudanças nas políticas públicas para
melhoria da qualidade de vida da população quanto à moradia, saúde,
educação, infra-estrutura, salários dignos, transporte, lazer, atividades
esportivas, culturais e artísticas, ética, direitos humanos....
CLASSIFICAÇÃO DE DROGAS
Drogas psicotrópicas nada mais são que substâncias químicas
capazes de modificar o funcionamento do organismo, a ação se dá no
cérebro e tem efeito especial sobre o SNC, promovendo alterações das
percepções, das sensações e do humor. Por exemplo: o álcool,
depressor do SNC, promove, em pequenas doses, euforia e desinibição
e, em doses maiores, depressão.
As drogas podem ser extraídas de plantas (naturais) ou produzidas
em laboratórios (artificiais). É preciso esclarecer que droga de origem
natural não tem nada de benéfica, nem de menos prejudicial, basta
lembrar os inúmeros venenos de origem vegetal. As de origem artificial
tanto podem ser medicamentos de uso desviado e automedicados, como
as elaboradas na clandestinidade, sem nenhum controle e inspeção.
Dependendo das drogas, elas podem estimular o Sistema Nervoso
Central: aumentam a atividade mental, o cérebro funciona mais
acelerado, são as estimulantes. Outras podem deprimir: diminuem a
atividade mental, diminuem atenção, concentração, tensão emocional e
capacidade intelectual, são as depressoras; e outras podem causar uma
série de perturbações: alteram a percepção, provocam distúrbios no
funcionamento do cérebro que passa a trabalhar desordenadamente, são
as perturbadoras.
Quadro geral de classificação dos diferentes tipos de drogas:
ESTIMULANTES
naturais:
cocaína
cafeína
nicotina
sintéticos:
anfetaminas
DEPRESSORAS
naturais:
álcool
opiáceos
sintéticos:
sedativos
ansiolíticos
antidepressivos
inalantes
PERTURBADORAS
naturais:
maconha
ayauasca
cogumelo
sintéticos:
LSD
Esctasy

Continue lendo em: 
A Prevenção das Drogas - 
A Luz da Ciência e da Doutrina Espírita (Rosa Maria Silvestre Santos) e
m pdf neste blog tb 
.....................................................................................

terça-feira, outubro 12, 2010

A Terapia da Prece



A Prece possui um poder imenso, o resultado é tão benéfico para aqueles que se
encontram no Plano espiritual e para aqueles que caminham na Terra, mesmos distantes, a prece alcança, levando aquela energia para a pessoa cuja prece é direcionada e que,
muitas vezes, é desconhecida de quem ora.
São os mistérios insondáveis de Deus.
Jesus Orava e nos ensinou a orar. Tudo o que Ele fazia era uma constante oração, era
um permanente diálago com Deus, e por que a prece beneficia tanto? Porque ela traz para a pessoa uma energia magnética tão positiva que é capaz de afastar influências, problemas, acidentes e até aliviar enfermidades, além de levar o equilibrio a muitas mentes desajustadas. È uma das maiores terapias que se tem para tratar á alma.
Não adianta revolta, a não aceitação, desequilibrios, porque isso só agrava problemas.
A prece pacifica, renova, restaura, nos faz olhar o semelhante com os olhos de Deus, como irmãos. Existe um grande poder na força da oração e esse poder se estende para todas aquelas entidades que nos assediam, que são entidades pertubadas, inimigas, que se divert em com os problemas e as dores alheias, entidades fascinadoras, que nos fazem, muitas vezes, ver o problema do semelhante e nos esquecer dos gravissimos problemas que nós escondemos no silêncio do ontem A prece nos faz ser justos, avaliar a necessidade do próximo e socorrê-lo.
De nada adianta revolta e acusações; o equilibrio só nos chega por meio desse contato superior com o mundo mais alto, porque na Terra quantos são os momentos de testemunhos, de testes, de acertos e desacertos, de enfermidades transitórias, mas, em tudo, a terapia da prece é importante, é a única fórmula que possuimos para falar com Jesus dizendo: Eu estou a sua procura, me ajude.¨E Ele dirá, certamente, como disse há milênios : ¨Vem, atua fé te libertou e curou.¨

Espirito Skaney - Médium Srylerne Soares Campos - Uberlândia-MG.
 
De Antônio Carlos Gomes - [DICAS ESPIRITUAIS]
...........................................................................................

domingo, outubro 10, 2010

O ORGULHO E A HUMILDADE




11 Que a paz do Senhor esteja convosco, meus queridos amigos! Venho até vós para vos encorajar a seguir o bom caminho.
Aos pobres Espíritos que, antigamente, habitavam a Terra, Deus dá a missão de vir vos esclarecer. Bendito seja, pela graça que nos proporciona, em poder ajudar no vosso aperfeiçoamento. Que o Espírito Santo me ilumine e ajude a tornar minha palavra compreensível, e que me conceda a graça de colocá-la ao alcance de todos! Todos vós encarnados, que estais em provação e procurais a luz, que a vontade de Deus me ajude para fazê-la resplandecer aos vossos olhos!
A humildade é uma virtude muito esquecida entre vós; e os grandes exemplos que dela vos têm sido dados são pouco seguidos.
Será que podeis, sem a humildade, ser caridosos para com o vosso próximo? Não, pois a humildade iguala os homens; mostra-lhes que são irmãos, que devem se ajudar mutuamente, e os conduz ao bem.
Sem a humildade, apenas vos enfeitais de virtudes que não tendes, como se vestísseis uma roupa para ocultar as deformidades de vosso corpo. Lembrai-vos d’Aquele que nos salvou. Lembrai-vos de sua humildade que O fez tão grande e colocou-O acima de todos os profetas.
O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometeu o reino dos Céus aos mais humildes, foi porque os poderosos da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são as recompensas dadas ao seu mérito, e que sua origem é mais pura do que a do pobre. Acreditam que isso lhes é devido por direito e, quando Deus as retira, acusam-no de injustiça. Ridícula cegueira! Deus vos distingue pelo corpo? Acaso o do pobre não é igual ao do rico? O Criador fez duas espécies de homens? Tudo o que Deus fez é grandioso e sábio; nunca crediteis a Deus as idéias que os vossos cérebros orgulhosos imaginam.
Rico! Enquanto tu dormes sob tetos dourados, ao abrigo do frio, não pensas em milhares de irmãos teus, iguais a ti, estirados na sarjeta? Não é teu irmão, teu semelhante, o infeliz que passa fome? Sei que, com estas palavras, teu orgulho se revolta. Concordarás em lhe dar uma esmola, mas nunca em lhe apertar fraternalmente a mão! “O quê!” – dirás tu. “Eu, descendente de sangue nobre, poderoso da Terra, serei igual a este miserável que se veste de trapos? Ilusória vaidade de pretensos filósofos! Se fôssemos iguais, por que Deus o teria colocado tão baixo e a mim tão alto?” É verdade que vossas roupas não se parecem em nada; mas se ambos ficassem sem elas, que diferença haveria entre vós? A nobreza de sangue, dirás tu, mas a química não encontrou diferença entre o sangue do nobre senhor e o do plebeu; entre o do senhor e o do escravo. Quem te garante que também já não foste um miserável e infeliz como ele?
Que não pediste esmola? Que não a pedirás um dia àquele mesmo que desprezas hoje? Não acabam para ti as tuas riquezas que imaginavas eternas, como o corpo envoltório perecível de teu Espírito? Volta-te humildemente para ti mesmo! Lança, enfim, os olhos sobre a realidade das coisas deste mundo e sobre o que faz a superioridade e a inferioridade no outro. Pensa que a morte virá para ti como para todos, que os títulos não te pouparão a ela; que pode te atingir amanhã, hoje, ou daqui a uma hora; e se te fechas no teu orgulho, então eu te lastimo, pois serás digno de piedade!
Orgulhoso! Que foste tu antes de ser nobre e poderoso? Talvez estivesses mais baixo que o último de teus criados. Curva a fronte orgulhosa, que Deus pode rebaixar no momento em que a elevas mais alto. Todos os homens são iguais na balança divina, apenas as virtudes os distinguem aos olhos de Deus. Todos os Espíritos possuem a mesma origem e todos os corpos são moldados da mesma massa, nem títulos e nem nomes os mudam em nada; eles irão para o túmulo e não vos garantem a felicidade prometida aos eleitos. A caridade e a humildade, sim, são títulos de nobreza.
Pobre criatura! És mãe, teus filhos sofrem. Estão com frio e com fome, e vais, curvada sob o peso de tua cruz, humilhar-te para lhes conseguir um pedaço de pão. Eu me inclino diante de ti. Quanto és nobremente santa e grande aos meus olhos! Espera e ora. A felicidade ainda não é deste mundo. Aos pobres oprimidos que confiam em Deus Ele dá o reino dos Céus.
E tu, que és moça, pobre criança devotada ao trabalho, às voltas com privações, por que esses pensamentos tristes? Por que chorar? Que teu olhar se eleve, piedoso e sereno, em direção a Deus: aos pequenos pássaros o Senhor dá o alimento. Tem confiança n’Ele, que não te abandonará. O ruído das festas e dos prazeres do mundo faz bater teu coração. Gostarias, também, de enfeitar tua cabeça com flores e misturar-te aos felizes da Terra. Dizes que poderias, como essas mulheres que vês passar, extravagantes e risonhas, ser rica também. Cala-te, criança! Se soubesses quantas lágrimas e dores sem conta estão escondidas sob essas roupas bordadas, quantos lamentos são abafados sob o ruído dessa orquestra alegre, preferirias teu humilde retiro e tua pobreza. Permanece pura aos olhos de Deus se não queres que teu anjo de guarda se retire e volte a Deus, escondendo o rosto com suas asas brancas, e te deixe neste mundo com os teus remorsos, onde estarás perdida e terás que aguardar a punição reparadora no outro mundo.
Todos vós que sofreis as injustiças dos homens, sede indulgentes para com as faltas de vossos irmãos, lembrando que vós mesmos não estais isentos de culpa; sereis assim caridosos e humildes. Se sofreis pelas calúnias, curvai a fronte sob essa prova. Que vos importam as calúnias do mundo? Se vossa conduta é pura, Deus não pode vos recompensar? Suportar com coragem as humilhações dos homens é ser humilde e reconhecer que somente Deus é grande e poderoso.
Meu Deus, será preciso que o Cristo venha uma segunda vez à Terra para ensinar aos homens as leis que eles esqueceram? Terá ainda de expulsar os mercadores do templo que desonram a tua casa, que deve ser somente um lugar de oração? Quem sabe? Homens! Como outrora, o renegaríeis, caso Deus vos concedesse essa graça, e o chamaríeis, outra vez, de maldito, porque atacaria o orgulho dos fariseus modernos. Talvez até O fizésseis recomeçar o caminho do Gólgota*.

* N. E. - Gólgota: monte nos arredores de Jerusalém, onde Jesus foi crucificado.

Quando Moisés subiu ao monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, o povo de Israel, entregue a si mesmo, abandonou o verdadeiro Deus. Homens e mulheres deram ouro e jóias para fazer um ídolo que pudessem adorar. Vós, homens civilizados, procedeis como eles, pois o Cristo vos deixou sua doutrina e vos deu o exemplo de todas as virtudes, e vós abandonastes tudo, exemplos e ensinamentos. Cada um de vós, com suas paixões, construiu um deus a seu gosto: para uns, terrível e sanguinário; para outros, despreocupado em relação aos interesses do mundo. O deus que fizestes é ainda o mesmo bezerro de ouro que cada um adapta a seu gosto e às suas idéias.
Despertai, meus irmãos, meus amigos! Que a voz dos Espíritos toque vossos corações. Sede generosos e caridosos sem ostentação, ou seja, fazei o bem com humildade. Que cada um destrua, pouco a pouco, os altares que levantou ao orgulho. Em uma palavra, sede verdadeiros cristãos e tereis o reino da verdade. Não duvideis mais da bondade de Deus, agora que vos oferece tantas provas. Nós viemos preparar os caminhos para o cumprimento das profecias. Sempre que o Senhor vos der uma manifestação mais convincente de sua clemência, o enviado celeste deve apenas encontrar uma grande família, que vossos corações suaves e humildes sejam dignos para ouvir a palavra divina, que ele virá vos trazer. Que o mensageiro apenas encontre no caminho flores depositadas e voltadas para o bem, à caridade, à fraternidade, e, então, vosso mundo se tornará o paraíso terreno. Mas se permanecerdes insensíveis à voz dos Espíritos enviados para purificar e renovar vossa sociedade civilizada, rica em ciências e, todavia, tão pobre em bons sentimentos, só nos restará chorar e lastimar por vossa sorte. Mas, não, não será assim! Voltai-vos para Deus vosso Pai e, então, todos nós, que tivermos servido ao cumprimento de sua vontade, entoaremos o cântico de ação de graças, para agradecer ao Senhor sua inesgotável bondade e para glorificá-Lo por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

12 Homens, por que vos lamentais das calamidades que vós mesmos amontoastes sobre vossas cabeças? Vós menosprezastes a santa e divina moral do Cristo, não fiqueis, pois, espantados de que a taça da maldade tenha transbordado por toda a parte.
O mal-estar torna-se geral. A quem deveis atribuí-lo senão a vós mesmos, que procurais sem parar destruir-vos uns aos outros?
Não podeis ser felizes sem benevolência mútua. Como a benevolência pode conviver com o orgulho? O orgulho, eis a fonte de todos os vossos males. Dedicai-vos a destruí-lo, se não quiserdes que suas conseqüências malévolas se mantenham para sempre. Um único meio tendes para isso, e esse meio é infalível: tomai a lei do Cristo como regra invariável da vossa conduta, lei que tendes rejeitado ou interpretado de forma enganadora.
Por que tendes em tão grande estima aquilo que brilha e que encanta os olhos, ao invés do que vos toca o coração? Por que fazeis do viver na riqueza a razão de vossas vidas, enquanto tendes apenas um olhar de desdém para o verdadeiro mérito, muitas vezes oculto na simplicidade? Quando um rico cheio de vícios, perdido de corpo e de alma, se apresenta em qualquer lugar, todas as portas lhe são abertas, todas as atenções se voltam para ele, enquanto é muito pouco digno oferecer-se um gesto de proteção ao homem de bem que vive de seu trabalho. Quando a consideração que se dá às pessoas é medida pelo peso de ouro que possuem, ou pelo nome que trazem,
que interesse podem ter para se corrigir de seus defeitos?
Seria diferente se o vício dourado fosse combatido pela opinião pública como o é o vício em farrapos. Mas o orgulho é tolerante para com tudo que o satisfaz. Vivemos na era da ambição e do dinheiro, dizeis. Sem dúvida. Mas por que deixastes as necessidades materiais prevalecerem sobre o bom senso e a razão? Por que cada um quer se elevar acima de seu irmão? Hoje a sociedade sofre as conseqüências disso.
Não esqueçais que um tal estado de coisas é sempre um sinal de decadência moral. Quando o orgulho alcança o seu limite, é indício de queda próxima, pois Deus sempre pune os arrogantes. Se, por vezes, deixa-os subir, é para lhes dar tempo de refletir e de se corrigirem sob os golpes que, de tempos em tempos, lhes fere o orgulho para os advertir, mas, em vez de se humilharem, eles se revoltam. Então, chegando a um certo limite, Ele os derruba completamente, e a queda é tanto mais terrível quanto mais alto tiverem se elevado.
Pobre raça humana, cujo egoísmo corrompeu todos os caminhos, recobra a coragem! Em sua misericórdia infinita, Deus envia um poderoso remédio a teus males, uma ajuda inesperada à tua aflição. Abre os olhos à luz: eis de volta as almas daqueles que se foram e vêm te lembrar dos teus verdadeiros deveres. Elas te dirão, com a autoridade da experiência, que as vaidades e as grandezas de tua existência passageira pela Terra são pouca coisa diante da eternidade. Elas te dirão que, lá, será maior quem foi mais humilde entre os pequenos da Terra; que aquele que amou mais a seus irmãos é também aquele que será o mais amado no Céu; que os poderosos da Terra, se abusaram de sua autoridade, serão obrigados a obedecer a seus servidores, e que a caridade e a humildade, enfim, essas duas irmãs que andam sempre juntas, são as virtudes mais eficientes para se obter graça diante do Eterno.

DO:Evangelho segundo o Espiritismo
........................................................................................................