Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

sexta-feira, agosto 05, 2011

Não é assim mesmo



Prefácio

Não é assim mesmo

Fábio C. Barbosa
 

            “... É assim mesmo.” Não existe expressão que me cause tanto arrepio quanto esta. Admitir que a vida é assim e que nada pode ser mudado é de uma falta de coragem incrível. Tenho dedicado  o tempo de minha vida a questionar verdades estabelecidas que são tudo, menos verdades. Existe uma visão na sociedade brasileira – e aqui vou me fixar na realidade brasileira – de que só é possível dar certo se você for mais esperto ou malandro que os outros. Nada pode ser tão falso ou mesquinho. É um jeito de encarar o mundo de forma rasteira e simplista. De nivelar as pessoas pela mediocridade. De aceitar que a realidade é feita de visões equivocadas sobre a essência humana.
            Acredito muito na capacidade humana de transformar realidades e encontrei neste livro um grande recado sobre o nosso papel em um mundo em transição, buscando um novo rumo e modelo de desenvolvimento. Liberdade, verdade e coragem. É um trinômio absolutamente fundamental no pensamento ocidental, desfilados aqui com maestria por Riemen. Ao longo de conversas inesquecíveis – como ele chamou – utiliza passagens marcantes da filosofia de autores como Sócrates, Platão, Espinoza, Nietzsche, Goetche, Tomas Mann, Camus e até Leone Ginzburg, um antifacista italiano que morreu torturado defendendo a liberdade.
            Acima de tudo, este livro fala de coragem. As facilidades da vida moderna nos ajudam a entender e ampliar o mundo em que vivemos de maneira mais rápida e fácil.  Por outro lado, a carga pesada de informações e vontades provoca grandes reflexões sobre a importância  dos valores. O que é importante hoje? Conectar-se na velocidade da luz com 300 amigos virtuais ou ter conversas significativas com alguém de quem se gosta? Buscar diferentes referências que levam a um sem fim de conhecimento de clique em clique na internet  ou uma obra de arte profunda e bem lida? Não é fácil escolher (a angústia da escolha) frente a tantas opções que se apresentam no mundo.
            Mas por maiores que sejam as opções de escolha, as questões existenciais que se apresentam são as mesmas de sempre. Já estavam nas conversas de Sócrates e Platão. Já foram e voltaram várias vezes  na história . Há várias maneiras de colocá-las. Gosto especialmente de uma maneira como surgiu no livro. Qual é a forma justa de viver?
            Entre os vários estilos e opções de vida que se apresentam  com um intercâmbio frenético de idéias no mundo, esta questão sobre a forma justa de viver fica especialmente relevante. E aqui vale destacar um trecho de Riemen: “Ora, o mundo em mutação sempre exige novas formas de expressão da verdade. Outra palavra para essas formas é: cultura. Destruir a cultura é a mesma coisa que destruir a verdade. E destruir a verdade nada mais é do que subtrair do homem sua dignidade”.
            É isso. Dignidade. É uma resposta robusta para a pergunta sobre a forma justa de viver. Tenho percebido esta busca na geração de líderes que está no poder e na próxima que vem por ai. O novo patamar de desenvolvimento que vive o Brasil neste momento apresenta uma série de oportunidades ao mesmo tempo em que mostra os flancos descobertos. Minha tese é de que mais do que executar as reformas que vão aumentar o nível de competitividade do país (temas que ocupam a imprensa econômica), como fiscal, política ou trabalhista, precisamos mesmo é de uma reforma de valores. Essa é a base que sustentará a transformação.
            A reforma de valores é algo que está em nossas mãos, depende de nossas escolhas e atitudes do dia a dia. Estamos cada vez mais cobrando de maneira correta as posturas das figuras pública, mas ainda temos muito a melhorar em nosso dia a dia. Pequenas condutas, como furar fila, não recolher impostos, comprar produtos piratas, jogar lixo em qualquer lugar. São coisas pequenas, mas são os fios que tecem a sociedade.
            As empresas também já acordaram para a relevância de rever seus princípios e valores, mas podem acelerar. Está cada vez mais claro que não existe incompatibilidade entre fazer as coisa de forma ética e transparente e ter bons resultados financeiros. Esse “falso dilema” tem que ser abolido de vez das conversas empresariais, pois não se sustenta na realidade que observamos, e não combina com o país que queremos construir.
            Não é possível conviver com a visão de que para dar certo é preciso dar um “jeitinho”. Uma resposta possível para a pergunta sobre a forma justa de viver é: Dar certo, fazendo as coisas certas, do jeito certo. Repito isso há mais de dez anos.
            E o dar certo, o ser bem-sucedido  ao que me refiro, está ligado a encontrar a sua própria verdade. Pessoas em paz consigo mesmas são mais felizes.  Nos últimos anos, tenho feito discursos de formatura para esta nova geração de profissionais que entra agora no mercado de trabalho. A mensagem central que busco passar é a de que felicidade e ética andam de mãos dadas. Sócrates disse que o justo é o mais feliz. E Gandhi disse que não existe um caminho pra felicidade, mas que a felicidade é o próprio caminho.
            A convicção que tenho baseado na experiência de liderar grandes equipes é que as pessoas mais satisfeitas com sua existência não são aquelas que escolhem caminhos por parecerem mais curtos, mais rápidos ou mais recompensadores financeiramente. Esses caminhos não existem. Acredito que só se realiza no trabalho e na vida aquele que souber escolher e tiverem coragem de optar  pelo caminho de fazer o que sabe e o que gosta.  É esse o conceito simples que está refletido na palavra vocação. A origem dessa palavra tem a ver com ouvir sua voz interior. Para isso, faz-se necessário se conhecer melhor, se dar o tempo e a condição de se conectar consigo. Isso traz a liberdade de pensamento ressaltada por Thomas Mann, que facilita a busca da verdade e provoca a verdadeira felicidade. “A essência da liberdade nada mais é do que a própria dignidade”, diz Espinoza.
            E a própria dignidade está ligada à formeza de valores. Isso é muito importante para o significado de sucesso na carreira, nos relacionamentos, na vida. Já ouvi a definição de que ética é tudo aquilo que não aceito fazer para chegar aonde quero. A questão não é chegar a um posto mais alto. A questão é ir tão longe quanto possível, progredir sem abrir mão dos valores.
            E aqui caio em uma seara em que me sinto muito confortável: os negócios. Em passagens do livro, Riemen lembra da visão de alguns filósofos como Nietzsche falando da escalada inabalável do poder econômico. É um problema absolutamente contemporâneo. O capitalismo está sempre no centro das discussões. É herói e vilão ao mesmo tempo. Ainda não se encontrou modelo econômico mais eficiente do que este, mas um capitalismo exarcebado é perigoso, pode ser danoso para a sociedade. Por isso há tantos instrumentos reguladores como as agências que fiscalizam os monopólios. Poder demais nas mãos de poucos sempre foi um problema para a sociedade.
            Mas há outro fenômeno em curso, potencializado pela disseminação global da capacidade de produção, que aumentou a competitividade. É preciso crescer, ganhar mercado, expandir. É uma força motriz que gera uma constante pressão por fazer mais, cada vez mais, em menor tempo. O problema é o outro lado da moeda, pois é uma postura que coloca em risco a essência da empresa. Como essência, os negócios, as empresas, foram criados para servir às pessoas. Precisam ser úteis, entregar benefícios diretos,  ajudar no desenvolvimento da sociedade. Neste sentido, não podem ser instrumentos de dominação econômica ou de obeter resultados às custas do mal-estar e más condições de trabalho.de muitos. Não sou eu somente que estou dizendo isso. As escolas de negócios e grandes pensadores do mundo dos negócios estão virando suas lentes para essa questão. É um sinal de que o capitalismo está em uma encruzilhada. Não há menor dúvida sobre o seu valor. A dúvida é como aplicar seu poder.
            Qual é a moral que rege a busca por resultados nas empresas? Recentemente, a Universidade de Michigan lançou um estudo sobre a gênese das fraudes corporativas. O que se descobriu foi que a pressão fez emergir o dilema de enganar o mercado e “cumprir “ as metas ou aceitar a punição de não entregar os resultados. A pesquisa analisou 194 empresas que fizeram parte do ranking Standard & Poor’s desde 1990  a 1999. No total, essas empresas foram responsáveis por 469 ações ilegais nos Estados Unidos, sendo que 382 ações são de empresas que estão no ranking das companhias mais admiradas da Fortune.
            É uma crise de valores, que tem na sua origem a falta de confiança e transparência. Um reflexo do momento da sociedade. A vida dos negócios é produto da vida em sociedade. Os negócios não podem ir bem  para sempre se a sociedade vai mal. E a sociedade não pode ir  bem para sempre se  os negócios vão mal. Em 2008, uma grande crise global começou graças ao investimento em instrumentos e risco de bancos americanos e europeus que inundaram o mercado com a oferta de produtos que não tinham sustentação financeira,  o subprime, fundos de investimentos lastreados em pacotes de hipotecas do mercado imobiliário. O impacto foi devastador e a recuperação lenta. Nos Estados Unidos e na Europa o emprego se manteve um problema mesmo depois de dois anos do episódio.
            Estas práticas de negócios pouco transparentes serão cada vez mais difíceis de serem implementadas. Com a rede de satélites global, celulares conectados à rede, não há mais o conceito de on ou off. Vivemos em on o tempo inteiro. Goste-se ou não de movimentos como o site wikileaks, que podem despertar discussões acaloradas sobre os limites da privacidade, o fato é que o valor da verdade ganha força com movimentos de transparência.
            Sem dúvida é uma mudança muito grande na dinâmica de toda a sociedade e do próprio mundo dos negócios. Se focarmos especificamente nesse último, significa que teremos mais transparência nas relações de consumo e informações por parte das empresas. Isso permitirá um acompanhamento mais próximo da sociedade, levando as empresas e setores empresariais inteiros a definirem seus padrões de ética, a estabelecerem sua autorregulação etc.
            Para colocar em prática este jeito de ver o mundo, com liberdade de pensamento, dignidade e verdade, é preciso coragem. Em uma passagem do livro, o filósofo André Malraux pergunta se a questão da falta de valores no pós-guerra também não seria culpa dos intelectuais por não estarem denunciando, falando, discutindo, enfim, manifestando opinião sobre isso.. Não poderia ser mais verdadeiro, e aqui lembro de Martins Luther King: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”.
            É preciso coragem para questionar os modelos que apostam na visão de curto prazo, coragem de questionar os valores que regem a sociedade. A resposta  não precisa ser “é assim” se não quisermos que seja assim. A busca da verdade e da coerência é pra mim uma forma justa de se viver. Quem acredita nisso não pode se omitir. A coragem, enfim, é o principal combustível da nobreza de espírito. 

do: livro : Nobreza de Espírito  
                 Um ideal esquecido
de Rob Riemen

P.S. isabelllinha - O livro é tão fantástico quanto o prefácio, vale a pena.
...................................................................................................