Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

sábado, fevereiro 23, 2013

Aprendendo a ter Cuidado ao Falar

 
Nós deveríamos ter muito cuidado com as nossas falas.
Escolher com plena atenção as palavras que vamos usar, o tom de voz, a entonação e, principalmente, a energia que será colocada.
Muitas pessoas reclamam que falaram algo de forma normal e foram respondidas de modo grosseiro. O que acontece, na maior parte das vezes, é que a fala apesar de aparentar normalidade veio com algo mais que a pessoa que falou não percebeu.
Por exemplo, ressentimento, irritação, raiva, mal humor, pouco caso, sarcasmo, autoritarismo, etc..
É isso mesmo, algumas pessoas não percebem como falam, mas quem está do outro lado sente imediatamente a energia colocada ali e nós não respondemos simplesmente as palavras e sim a energia, emoção, sentimento que vem junto a elas.
Além do que, o que falamos e a forma que falamos retornam imediatamente para nós mesmos. Se falamos com raiva, quem está sentindo a raiva? Se falamos com ressentimento, mágoa, irritação, quem está sentindo tudo isso? Primeiro sempre quem falou, depois o outro pode, ou não, porque será escolha dele, se sentir magoado, chateado, triste com o que falamos.
Então, se não pelo outro, por você mesmo, pense antes de falar, escolha as palavras, procure ser gentil, amoroso, usar um tom conciliador, divertido e por que não, feliz?
Este é um exercício que devemos fazer diariamente, estarmos atentos as nossas falas, as palavras e emoções que colocamos nelas.
Podemos ir além, percebendo também nossos pensamentos, porque antes da fala há um pensamento, mesmo que rápido, mesmo que quase imperceptível e todo pensamento traz com ele uma emoção ou sentimento. Portanto, se conseguimos estar conscientes de nossos pensamentos começamos a poder usar o nosso livre arbítrio de forma bem mais plena e a tomar, de fato, as rédeas de nossa vida.
Quem se deixa levar pelas emoções geradas pelos pensamentos, que podem se transformar em falas e atitudes negativas, não é livre, é escravo de seus impulsos.
Uma forma de conseguir ter esse controle é parar, aquietar a respiração e assim fazer contato com a nossa parte mais profunda e também mais verdadeira de nós mesmos. É aí que acessamos a paz, o equilíbrio e a harmonia que tanto buscamos.
Vamos tentar? Procure um local calmo, sente-se confortavelmente, mas com a postura ereta e deixe a sua respiração ir se aquietando, sem pressa, deixe também os pensamentos passarem sem se envolver com eles.
Percebeu que entrou na história do pensamento, volte novamente a sua atenção para a respiração. Só isto. Toda vez que perceber que está angustiado, pensamentos a mil, ansioso, dê um tempo para você mesmo. Se permita parar, silenciar, sentir a paz do não fazer.
*Sandra Rosenfeld
Escritora, Coach Pessoal, Palestrante e Instrutora de Meditação. Autora do livro O que é Meditação, Ed. Nova Era.
contato@sandrarosenfeld.com.br / www.sandrarosenfeldd.com.br,clipping todamulher.com.br