Para que o mundo seja do jeito que a gente quer, a mudança começa conosco, nos pensamentos, ações e sentimentos. Não adianta o ser humano ser bom, se ele tiver pensamentos negativos em relação a si e/ou ao próximo, ou reações tão negativas diante do negativo que reverte pra si o de pior. É necessário que sejamos uno em todas as nossas atitudes mentais, físicas, espirituais, pensar/agir/sentir da mesma forma, superando as diferenças e reagindo ao desconhecido sem pré-conceito, e colocando em prática a lei do amor. Quando conseguirmos juntar essas energias todas e nos tornarmos uno com o universo, teremos aprendido o que Jesus nos ensina, o que a vida nos testa, o que Deus quer de nós. Comunhão. textinho da Chris

sexta-feira, fevereiro 24, 2017


POR QUE SE AFASTAR DE PESSOAS NEGATIVAS?



Por que se afastar de pessoas negativas?
Nós já entendemos que vibração atrai vibração semelhante e que a qualquer momento nossos corpos vibracionais estão sujeitos a sofrerem alterações no ambiente em que nos encontramos.
Você pode estar se sentindo bem num instante e começar a se sentir desconfortável em outro momento. Essas alterações vibracionais acontecem, na maioria das vezes, em ambientes que vibram energias opostas às quais estamos acostumados a vibrar. Por exemplo, uma pessoa que em sua natureza é alimentada pela inveja, pela raiva, vai se sentir desconfortável quando confrontar com uma pessoa que aprecia a conquista dos outros, que irradia amor, compaixão, esperança. Elas não estão na mesma frequência. E, ao contrário, uma pessoa otimista, harmônica, também vai se sentir diferente ao se deparar com uma pessoa pessimista, negativa, conflitante, etc. No final, eles não estão na mesma frequência e isso cria a sensação de desconforto.
Se afastar das pessoas negativas é favorável porque senão você acaba se tornando igual a elas. Há um dito popular, acredito que tenha sido uma das frases de Jesus, o Cristo, que diz: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!” E quem não ouviu esta frase sair da boca de seus próprios pais? Pelo menos os meus sempre me alertaram sobre a questão da importância de andar ao lado de boas companhias, porque a natureza nos ensina que se acompanhamos pessoas boas ou más, acabamos nos tornando iguais a elas. Portanto, se afastar de pessoas negativas é um dos passos para ter uma vida bem sucedida e próspera..

Como se afastar de pessoas negativas?

Na casa dos meus pais há muitas flores, incluindo belas samambaias que ficam expostas na varanda. Na infância eu tinha um amigo que reclamava de tudo e de todos, além disso, era um invejoso de primeira. Antes nós o recebíamos ele na sala de casa, depois, começamos a perceber que quando ele nos visitava a energia no ambiente não ficava boa. Então, antes de terminar a amizade com ele, passei a recebê-lo na varanda. Você acredita que a samambaia murchava a maioria das vezes em que este indivíduo me visitava?
Hoje eu sei que isto acontece porque a samambaia não tem meios de se defender das energias negativas emitidas pelas pessoas. No caso dos seres humanos, quando a energia num ambiente não está boa, não vai de encontro com a sua frequência, ele tem uma tendência de cruzar os braços ou as pernas, mesmo que isso seja feito de forma inconsciente, cruzando braços ou pernas conseguimos eliminar a influência da energia negativa no nosso corpo vital.
Sabemos que pessoas negativas contaminam o ambiente, roubam energias, sugam nossa vitalidade, “daí a origem do vampirismo”, tornam ambientes depressivos, elimina a presença da alegria e tiram o otimismo das pessoas. Portanto, se você se abre para ser bombardeado por pessoas negativas, você acaba aderindo esta energia para seus centros vitais e o resultado disso é que seu potencial de conquista será diminuído, poderá inclusive a levá-lo a estados depressivos, as descrenças, falta de ânimo e até começar a ter dúvida de si mesmo.
Agora, você pode estar pensando: mas sou rodeado o tempo todo por pessoas que respiram e transpiram energia negativa 24 horas por dia. Elas falam que a noite tem pesadelos, sonhos horríveis, etc. E, a triste notícia é que muitas dessas pessoas estão no meu círculo familiar, no trabalho, na escola, enfim, eles estão por todos os lugares. Socorro!
A questão é: as pessoas negativas perdem energia vital porque trabalha o resfriamento do seu corpo emocional e isso é tão claro que podemos observar que uma pessoa negativa não irradia alegria, felicidade e amor em suas emoções, portanto, com isso, posso afirmar que elas vivem uma espécie de inverno na alma (mente-emoção). Ora, não há calor em suas emoções e seus pensamentos são os da mais baixa qualidade.
A vitalidade de uma pessoa negativa é gasta ou desperdiçada com pensamentos e sentimentos destrutivos, precisando desesperadamente, mesmo que inconsciente, obter novas energias porque a natureza do corpo físico e vital trabalha pela sua defesa. E de onde você acha que ela vai tirar a energia para repor as energias que o corpo dela precisa? Ele vai tirar energia das pessoas sadias que estão a sua volta. Quem não gosta de estar ao lado de pessoas felizes, otimistas, prósperas? Mas, e quando as pessoas em volta dela são iguais ou semelhantes a ela, o que acontece? Elas se alimentam de negatividade cada vez mais, como isso, seus corpos adoecem, gera-se distúrbios psicológicos nos indivíduos e alcançam a sua morte com mais rapidez.
Portanto, mantenha-se distante de pessoas negativas.
Pessoas negativas se nutrem de ideias de impossibilidade, da descrença, da falta de amor, não tem esperança, compaixão, etc. Uma vez, na montanha, estava explicando para uma pessoa sobre como funciona a natureza humana e duas pessoas se aproximaram e uma delas perguntou: – Você esta falando de Jesus? Eu respondi que não. A outra aproveitou o momento e disse: “Ainda bem porque eu quero que Jesus se foda”. Você imagina como ficou o clima. Estou revelando isso para você entender que muitas vezes é perigoso você tentar ajudar quem não quer ajuda. Você gasta energia e pode ser conduzido aos lugares mais inferiores da alma. Enfim, se não tomar cuidado, pessoas negativas fazem você perder a crença no bem, no bom, no belo e principalmente no justo.
Além disso, já descobrimos que pessoas negativas, a maioria delas, são invejosas. Se alguém é elogiado ou faz sucesso, imediatamente elas se concentram em apontar algo negativo sobre a pessoa em questão. Elas não apreciam a vitória e procuram o tempo todo provar que o felizardo não é tão bom quanto parece e que ele não merece ser comemorado ou exaltado como uma pessoa de sucesso. Portanto, para quem vive sob o império da negatividade, nada parece bom o bastante, ou digno de admiração. Enfim, aprenda a se defender da negatividade e afaste da sua vida as pessoas negativas.
O Segredo para afastar pessoas negativas da sua vida

Não dê atenção quando ela se aproximar e começar a falar

Esta é uma grande chave que você pode usar para se afastar das pessoas negativas. Se você não der ênfase no que ela diz, ela acaba percebendo que está gastando sua negatividade no lugar e com as pessoas erradas e, com o tempo, ela deixa de procurar a pessoa e o grupo que despreza suas considerações sem valor.

Evite comentar seus problemas com as pessoas

Por mais que você seja uma pessoa otimista, próspera, há momentos na vida que as vezes o coloca um pouco para baixo. Quando você estiver vivendo alguma experiência deste tipo, não comente com as pessoas sobre o assunto, porque você poderá encontrar um parceiro “e quem procura acha” que vai contribuir com a soma de mais energia da mesma natureza. No final, os dois se esgotam ainda mais e, quando mais persistir em falar dos problemas, mais problemas serão atraídos para você.

________________________________________________________________________________

Eu vivo entre pessoas negativas diariamente

Na maioria das vezes as pessoas negativas estão muito mais próximo do que nós imaginamos, elas são membros da família, estão trabalho e na escola. Realmente é uma questão bem delicada. Se você não pode se livrar deles, o ideal é tentar se afastar ao máximo. Outra sugestão é que você pode conversar com algumas delas e agendar encontros em locais onde a pessoa negativa é bombardeada de pensamentos positivos. Combinem de ir a uma igreja, a um teatro, leva a pessoa em locais que podem despertar alegria, entusiasmo, como fazer um passeio na natureza, na cachoeira.

Não comente suas ideias com pessoas negativas

Eu já passei por muitas experiências negativas ao fazer isso e acabei descobrindo que elas te invejam, roubam sua ideia e articulam para fazer de tudo para que sua proposta não de certo, que sua ideia não vá adiante, às vezes, até tentam fazer você desistir dos seus sonhos argumentando mentiras para te confundir. Elas vão dizer que fulano ou ciclano já tentou isso e que não deu certo, que isso não vai funcionar. Enfim, eles são os grandes demolidores de projetos e das grandes ideias.

Não peça conselhos para as pessoas negativas

Você tem um projeto legal e quer comentar ou discutir exatamente com “o não vai dar certo”. As vezes você pode fazer isso com a ideia de ver o contraste, mas isso pode ser perigoso porque você está colocando em risco seu potencial e no final pode acabar sendo contaminado por dúvidas que podem tomar mais tempo para a concretização das suas ideias. Se quer conversar com alguém sobre seus projetos, procure um consultor daquela área. Dê preferência, contrate uma pessoa que você não conheça.

Evite tratar as pessoas negativas dá mesma forma que trata as pessoas positivas

Tem pessoas que quando as encontramos emitimos aquele belo sinal “que bom ver você!”, então nós os abraçamos, não é assim? Evite cumprimentar pessoas negativas desta forma. Seja honesto com você mesmo! Você não é obrigado e não precisa fazer “salinha” para ninguém que você não admira. Se você sabe que aquela pessoa é um poço de destruição, de negatividade, porque tratá-la com a mesma alegria que é entregue a uma pessoa que você admira, respeita e tem um carinho por ela? Sabendo realmente que a pessoa xyz é negativa, evite até o aperto de mão.

Cai no meio de um grupo onde a negatividade é total

Quando se é popular, se conhece muitas pessoas. Então você chega em uma roda e as pessoas estão reclamando, estão cuidando da vida do outros, estão fofocando. O que fazer? Você pode dizer que esta de passagem e só parou ali para desejar um bom dia e ir embora. Agora caso você queira parar ali e dar uma lição a eles, você pode agir da seguinte maneira. Se eles estão falando mal de alguém, por exemplo, ao invés de alimentar a negatividade, enquanto eles “metem o pau”, você encontra qualidades positivas que existe naquela pessoa e expõem elas ao grupo. Se eles não te expulsarem, você então ganhou o dia porque feliz é aquele que defende as pessoas. “Meter o pau” é para os fracos.

Livre-se das pessoas negativas para não sofrer prejuízos

As vezes temos esperança de que as pessoas negativas podem mudar “e podem”, então damos atenção a elas e acabamos nos envolvendo em seus problemas e de algum modo ainda nos colocamos a disposição para ajudá-las. Não faça isso ao menos que você queira viver esta experiência. Eu me prejudiquei algumas vezes tentando acreditar que as pessoas podem melhorar. Numa das situações, permiti emprestar meu carro para uma pessoa e ela sabendo que o mesmo precisava sofrer a troca de óleo, ela não o fez e o prejuízo foi a de ter o motor fundido.

Defenda-se

Isso é quase que automático, mas quando você chegar num ambiente onde a energia negativa se faz presente, procure discretamente cruzar as pernas ou braços. Esta ação ajudar bloquear a entrada de energia negativa no corpo vital. Deve fazer isso principalmente em situações em que você não pode deixar de estar presente no local, como uma reunião empresarial, por exemplo. Outra dica, neste sentido, em caso de uma reunião onde vai estar aquela pessoa que você não sente-se bem ao estar presente com ela, vista-se de roupas pretas e não dê atenção nas falas delas. A outra grande chave para se defender das energias negativas é irradiar amor.

Não tente mudar a vida das pessoas

Muitas vezes a gente quer ver as pessoas bem, prosperando, ver dando tudo certo para ela e acabamos nos envolvendo, interferindo ou querendo interferir no carma daquela pessoa. Isso não é recomendável. Nós não podemos mudar a vida de ninguém porque a nós não foi dado este poder. Portanto, se você quer que alguém mude sua vida, o máximo que você pode fazer é dar exemplo, é ser o exemplo.

Cuidado com os mentirosos

As pessoas negativas têm uma tendência de mentir e de fingir ser o que não é em sua realidade. Elas tentam fingir o tempo todo que tem uma vida de prosperidade, fingem ser carinhos, vendem impressões que são uma boa imagem e muitas vezes fingem que se importam com sua felicidade. Você já deve ter ouvido a frase: “lobo vestido de cordeiro”. Quando você identificar estas pessoas em sua jornada, livre-se da amizade delas imediatamente.

Como identificar um mentiroso antes mesmo de ser enganado por ele?

Simples. Se ele cai em contradição com suas histórias na maioria das vezes, eis que está diante de um mentiroso. A mente foi programada para dizer a verdade. Todo vez que alguém mente, a mente não grava a mentira e, quando ele volta ao assunto, cai em contradição. É certo que tem um mentirosos que viram especialistas e conseguem até gravar a mentrira como verdade, porque uma mentira repetida várias vezes, torna-se verdade.

Não precisa ter medo do mundo a sua volta

Nossa percepção é que parece que o mal vai vencer a guerra, não é assim? Ligamos a TV e lá vem os noticiários com todas as desgraças, as pessoas, parentes, amigos, familiares, todos eles perderam a esperança, o mundo está difícil, está tudo ruim, político é corrupto, polícia é ladrão, etc. O importante é você ter clareza do que você vai fazer para o mundo ser melhor a sua volta. Você deve se concentrar nisso! Se começar a pensar como eles, então você já estará morto também porque todo aquele que se alimenta na negatividade não poderá subir.

Você pode fazer escolhas e deve meditar sobre isso

Você não é obrigado e viver ao lado de pessoas que estão te atrapalhando em sua jornada. Seja conjugue, sejam familiares, sejam vizinhos, seja no trabalho, na escola, enfim, você é um ser que pode tomar decisões e fazer novas escolhas. Se você está vivendo uma fase da jornada onde você já não aguenta mais aquela pessoa, o ideal é você perdoá-la e se livrar dele para sempre. O perdão é a chave para a sua felicidade, prosperidade e sucesso. Portanto, antes de ser um ato de amor, é também um ato de grande sabedoria.

copiei daqui:https://osegredo.com.br/2015/03/por-que-se-afastar-de-pessoas-negativas/

domingo, fevereiro 19, 2017

Pessoas sempre insatisfeitas deixam de aproveitar o presente

Esse tipo de indivíduo busca mudanças não para evoluir, mas para compensar frustrações presentes

 


Pessoas insatisfeitas estão constantemente em busca de algo, mas não pelo desejo de crescimento e vontade de realizar novos sonhos, e sim por terem a sensação de não estarem completas.

Pessoas que buscam o que não têm de forma compulsiva, às vezes, querem apenas algo diferente do que já tem, somente para poderem fugir do que tanto as incomoda: o momento presente e a realidade que estão vivendo.
Não se deve confundir uma pessoa proativa, sonhadora, que batalha pelo próprio crescimento, empreendedora e que quer o melhor para si e para as pessoas a sua volta com quem é insatisfeito. São estilos de pessoas diferentes, embora, ambas busquem a mudança. As pessoas consideradas insatisfeitas são aquelas que sentem necessidade de algo novo pela frustração do que elas têm no momento presente e não pelo desejo de concretizar os objetivos.
Existem pessoas que estão sempre buscando algo que ainda não tem, e com isso acabam sempre mudando de ideia e, às vezes, ficam perdidas no que querem. Isso acontece, porque o foco delas não está em entender o presente e a própria vida, mas em tentar a todo custo ter algo diferente, fora dessa realidade, com isso, fazem tudo a qualquer preço para poder mudar. O foco não esta no objeto a ser realizado, mas no sofrimento do presente e toda a dificuldade de aproveitar a vida como ela é agora.
Essa insatisfação e a busca constante por algo novo podem ser motivadas por:

  • problemas no presente
  • dificuldade de focar nas coisas boas do momento
  • aprendizado com os pais ou por quem os criou que a vida deve ser vivida dessa forma
  • sonhar com o futuro ideal, sem condição de viver o presente real.
Esse tipo de atitude atrapalhar o dia a dia e até os relacionamentos de uma pessoa que está com toda a energia voltada para sonhar o futuro em vez de viver o presente e conseguir obter prazer no que esta aqui e agora. Quem é insatisfeito, tende a sonhar a vida em vez de vivê-la. Idealiza as ações e comportamentos no lugar de viver em paz e feliz.
Quando se percebe que a insatisfação pode ser um problema em si, pois atrapalha a própria vida pessoal, profissional e das pessoas em volta, o ideal é a busca de orientação e atendimento especializado. Sessões de psicoterapia, programação neurolinguística (PNL), coaching, hipnose, entre outras, podem ser excelentes para cura de alguns traumas e sofrimentos, bem como ajudar a ter prazer com o que se tem para se vive em paz.
Durante as sessões, também é possível ensinar e ajudar as pessoas a criarem novas metas e objetivos de vida sem a insatisfação presente. Mudar é bom e necessário, mas não deve estar ligado somente a sofrimento e mal estar. Viver na zona de conforto não é ideal para ninguém. Mas o agir, mudar e crescer deve ter razões mais importantes do que reclamar do que se tem o tempo todo.

ARTIGO DE ESPECIALISTA 
Adriana de Araújo
Psicologia - CRP 56802/SP
especialista minha vida 
 
copiei daqui: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/18086-pessoas-sempre-insatisfeitas-deixam-de-aproveitar-o-presente

Pessoas sempre insatisfeitas

terça-feira, fevereiro 14, 2017

A VIDA É MUITO CURTA PRA VIVER OS PLANOS DE OUTRA PESSOA

Dizem que a vida é curta, que passa num piscar de olhos e que quando nos damos conta estamos vivendo mais do passado e de suas memórias que do que acontece ao nosso redor, no presente e no agora.
Mas a verdade é que mais que temer a fugacidade da nossa existência, tememos os erros, as quedas e os momentos em que nos perdemos no caminho. Entretanto, o mais aterrador é a possibilidade de uma vida não vivida. De ter deixado que nossos dias passassem pautados pelos planos e sonhos de outras pessoas.
Eu não estou nesse mundo para cumprir as expectativas de ninguém, nem ninguém está para cumprir as minhas. Somos seres que se esbarraram em um encontro maravilhoso e que juntos podem construir um caminho em comum trilhando a vida, harmonizando sonhos, planos e objetivos. 
Em algumas ocasiões, demoramos bastante para perceber que a vida que estivemos mantendo por certo tempo não nos faz feliz. A princípio nos deixamos levar, talvez por amor, talvez por esperanças e ilusões que pouco a pouco se quebram em forma de falsidade. Talvez por algo que uma vez nos prometeram mas que nunca foi cumprido.
São muitas as formas pelas quais a vida passa sem cor ao lado de outras pessoas. Às vezes são familiares, às vezes são cônjuges… Seja como for, é algo que não podemos permitir.
Poucas coisas são tão pessoais e distintas como o modo como genuinamente desejamos viver a vida. E ninguém deve tentar colocá-la dentro de uma moldura, ou paralisá-la com uma âncora ou direcionar nossas próprias velas para nos levar por seus próprios caminhos.

Se você vive a vida do outro, deixa de ser você

mulher-cisnes
Você é o conjunto de seus valores, seus sonhos de ontem e seus desejos do presente. De suas escolhas, suas ilusões durante a manhã e suas tristezas durante a tarde. É o que alcançou até então e o que virá a realizar… Como permitir então que outros desfoquem sua identidade e calcem seus sapatos sem a sua permissão?
Pode perder seu orgulho por amor, pode deixar de lado seus sonhos para sonhar com outra pessoa se assim o quiser, mas o que nunca, o que jamais deve se permitir, é perder sua dignidade por ninguém.
É necessário transitar por esse caminho chamado vida da forma mais sincera possível: em liberdade, sem mágoas no coração e sem ruídos na mente.
Não há porque ter medo da vida, devemos aproveitá-la com alegria e plenitude. E se recentemente não nada disso faz sentido, se quando você abre os olhos pela manhã se vê invadido por um monte de emoções negativas, talvez não esteja vivendo a vida que deseja. Talvez esteja atuando na peça que os outros escreveram pra você.

Quando seu dia a dia está pautado pelo universo de outra pessoa

Há quem assuma, sem saber muito bem por que, o papel de controlador de uma relação conjugal. A outra pessoa não pode fazer mais do que girar ao seu redor como um satélite em volta de um planeta.
E isso ocorre no início por amor, porque nos enchemos de ilusões e estas duram um tempo, tornando-nos incapazes de ver os detalhes que caracterizam uma relação pouco funcional.
  • Há quem necessite ter o controle, como quem teme que por qualquer coisa seu castelo de cartas desmorone.
  • A necessidade obsessiva por controle esconde na verdade uma baixa autoestima que se transforma em autoritarismo e inflexibilidade. Respeitar a vontade do outro e seu espaço pessoal supõe correr o risco de perder essa pessoa.
  • Ser quem dita as decisões, quem escolhe, quem assume, aceita ou rejeita no dia a dia oferece reforços a uma baixa autoestima que é incapaz de mostrar reciprocidade aos outros.
moca-veneza

A vida plena, autêntica e feliz não busca prisioneiros: ninguém pertence a ninguém

Não se trata de manter uma vida sem vínculos, sem relações e sem ninguém a nosso lado. Trata-se de ser consciente de que não devemos considerar nada como nossa propriedade. Nenhuma pessoa pertence a ninguém.
Ninguém deveria ser dono de sua felicidade, porque a felicidade não é digna de posse alheia. Ela se cria como a brisa nas tardes de verão ou os corais no fundo dos oceanos. A felicidade é um tesouro que não deveria ser deixado ao capricho egoísta dos outros. 
Posto que eu não pertenço a ninguém e ninguém me pertence, escolho você, em liberdade, para caminhar comigo de mãos dadas. Para que sejamos ambos donos e criadores da nossa própria felicidade.
  • Posto que sou consciente de que todos nós nascemos livres e temos pleno direito de escolher nossa forma de viver, respeito suas escolhas, seus valores e sua forma de pensar.
  • E por isso, me esforço a cada dia para harmonizar meus espaços pessoais com o espaço em comum que ambos compartilhamos. 

Estou livre dos planos que outros criaram para mim

Há situações do contexto familiar, com mães ou pais possessivos, em que acabamos vivendo vidas alheias que outros criaram para nós. As relações afetivas e conjugais são, no entanto, os territórios mais comuns onde se dá esse tipo de dependência e coerção.
Para viver uma vida feliz e plena não deveríamos nos atar a uma ou várias pessoas. É melhor nos apegarmos a uma meta: a felicidade. Porque é esse o objetivo que nos fará diferenciar quem nos merece e quem não nos merece. E quem nos faz sofrer não nos merece.
Com a vida não se sonha nem se espera diante de uma janela enquanto outros nos ditam o que fazer e o que não fazer. A vida é risco e é coragem, a vida acontece depois da zona de conforto e das correntes que os outros nos impõem.

COPIEI DAQUI: https://amenteemaravilhosa.com.br/vida-curta-viver-planos-outra-pessoa/

domingo, fevereiro 12, 2017

Como lidar com pessoas que só focam em si mesmas

Esse tipo de relacionamento ocorre quando uma das partes envolvidas fala mais de si mesmo e presta pouca atenção no outro


Para falar de relação, tanto familiar, quanto amorosa ou de amizade, é preciso pensar em um movimento de troca, de vínculo, de comunicação e interação de ambos os lados. Costumo comparar muitas vezes uma relação com uma ponte, onde cada um tem sua metade para ir e vir. E o encontro, das pessoas, acontece bem lá no meio, conforme a disponibilidade, dedicação e o interesse de ambos os lados. Uma relação nunca poderá ser construída por um lado só, é preciso um movimento das duas partes e por isso, acho este exemplo bem válido.

Ao nos imaginarmos andando por uma ponte em direção ao outro, estamos falando de interesse, de olhar para o outro, de buscá-lo e, apesar de enxergarmos e irmos na direção do outro, também não podemos deixar de nos perceber e ter o nosso próprio chão, a nossa parte da ponte, que é fundamental para existirmos por nós mesmos numa relação, pois é o que nos manterá de pé e também o que podemos oferecer de apoio (se necessário). Então, desta forma podemos pensar que para nos relacionar precisamos ter empatia e ter egoísmo ao mesmo tempo em medidas adequadas.

Da metáfora para o dia a dia

Para um bom relacionamento, alguns cuidados são necessários sempre: é preciso estar atento para não ficar muito longe ou muito no nosso espaço, pois isso nos afasta do meio "da ponte", ou seja, nos afasta do outro e nos impede de ver, ouvir e percebê-lo realmente. E esta mesma atenção cuidadosa é válida para uma atitude oposta, isto é, para não invadirmos a metade da outra pessoa. Mesmo sendo um espaço aberto para nos receber, não significa que necessariamente seja de livre acesso. E, se não tomarmos pequenos cuidados, podemos abusar deste espaço na relação, que não nos pertence e assim diminuímos o outro em nossa vida e também na vida dele.

Quando não permitimos uma aproximação do outro ou quando invadimos o tempo, as ideias e o espaço do outro, temos provavelmente uma relação conflituosa e com um movimento egocêntrico. Se pesquisarmos a respeito do significado da palavra egocentrismo iremos encontrar explicações como: alguém que se refere a seu próprio eu, excesso de amor por si mesmo, desconsideração com os interesses alheios, um egoísta. Apesar de estas características parecerem não combinar com uma ideia de relação, costumamos assistir ou mesmo vivenciar relações com pessoas egoístas frequentemente em nossas vidas e nas mais diferentes esferas: familiar, namoros, casamentos e, claro, também nas amizades.

O que torna uma pessoa egocêntrica?

Uma pessoa egoísta não precisa ser vista como uma pessoa ruim. E também não quer dizer que não goste de você ou não te queira bem. Mas pessoas egoístas tem dificuldade em perceber o outro, a necessidade em atender o próprio ego faz com que não enxergue, não ouça e não dê muito espaço para o outro existir na relação. São pessoas que costumam falar muito sobre si, suas atividades, sua profissão, suas viagens, suas descobertas e o que chama a atenção é a intensidade que esta pessoa demonstra com o seu eu. Normalmente suas falas vão conter o "eu" repetidas vezes e das mais diferentes formas, como: eu sei, eu sou, eu faço, eu já fiz, eu conheço alguém, eu ouvi dizer. Assim como frases de posse também fazem parte do seu discurso, como: meu amigo, minha escola, meu trabalho, minha ideia, minha época...
Falar de si mesmo é sua principal característica e é válido tanto para coisas boas, divertidas e gostosas como também para dificuldades, questões com saúde, problemas financeiros. Seus problemas sempre parecerão mais intensos e precisarão de mais espaço e tempo do que outros. É comum nos egoístas interromperem falas dos outros para se incluírem nos fatos ou mesmo para mudarem o assunto, conforme sua necessidade ou desejo. E por isso costumam ter ou gerar relações bem conflituosas.
Não é fácil permanecer por muito tempo com pessoas que possuem esta característica de forma muito intensa. Por mais carinho ou amor que tenhamos por alguém assim, pessoas egocêntricas não nos permitem muito espaço para viver em conjunto. Normalmente, por mais que desejem a relação, não estão abertas a trocar ou interagir, visto que não há interesse real pelo que é do outro e sim por si mesmo. E vale recordar aqui que para ter uma boa relação é preciso ter duas partes de pé, caminhando, interagindo, sendo acolhidas e desejadas. Quando somente uma parte ganha, ou fala, ou acredita que está certa, provavelmente está invadindo o espaço do outro e diminuindo a existência dele, ou quando está ausente ou longe do outro, preso no seu próprio espaço sem acesso, fica difícil se relacionar, não acham?

Como resolver essa situação?

Conversar a respeito é sempre um caminho muito bem vindo e necessário para tentar amenizar relações conflituosas. Conseguir mostrar com jeito, sem agredir ou acusar, que o outro precisa rever suas atitudes, pois está sendo egoísta, é fundamental para que a relação possa ter uma chance de futuro. Mas isso não significa que o outro irá concordar ou estará aberto a isso. Principalmente porque é comum que o quadro esteja assim por muito tempo, às vezes anos e quando nos sentimos incomodados já é uma situação intensa, onde estamos desgastados e o outro muito acostumado a agir desta forma egoísta.
Será preciso muito tato para mexer neste assunto e descobrir novas possibilidades, que somente será possível se ambas as partes estiverem com este mesmo interesse. Caso contrário, é muito provável que se separem ou se distanciem, pois um lado sente-se sufocado, esmagado e inexistente e precisa recuperar seu espaço de vida, enquanto o outro lado está grandiosamente espalhado e reinando e precisará se recolher, diminuir o espaço dominado e isso pode não ser interessante para este lado também. O principal é: se não houver o esforço para querer estar junto e superar esta falha na divisão de espaço da relação, é provável que a falta de interesse, de ambas as partes, vença.
É uma situação delicada, pois muitas vezes há um carinho real de ambas as partes, mas o movimento egoísta intenso enfraquece um lado e a relação fica desequilibrada. Por isso é difícil que fiquem por muito tempo juntos ou que fique bem enquanto juntos.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DESSA PUBLICIDADE ;)

O lado bom do egoísmo

Vale a pena lembrar aqui, também, uma curiosidade: a de que na verdade todos nós somos egoístas. É, isso mesmo, somos todos egoístas! E isso não é um problema ou não precisa ser. Possuímos todos de um ego, isto é, a nossa existência e individualismo enquanto seres humanos e isso é fundamental para existirmos. O egoísmo, não precisa ser visto como algo ruim ou prejudicial, pelo contrário, ele é necessário para que possamos fazer parte de um todo, sem sermos somente uma sombra. Mas é preciso deixar bem claro que há uma diferença entre esta necessidade de um egoísmo e a de ser um egoísta. Ter o egoísmo é manter-se ciente sobre si mesmo, suas particularidades e assim garantir o seu "eu", estando aberto para ver, ouvir e receber o outro sem abrir mão de sua existência e isto é muito importante. Já, ser egoísta é se colocar acima, ou a frente do outro e é somente enxergar a si como necessidade e que não muito parecido consigo.

Outra face do problema

Para finalizar, acredito ser bem válido deixar aqui uma reflexão, um pouco mais além do que somente tentar entender ou como lidar com pessoas egoístas. Vale a pena pensar, também, no porque permitimos que estas pessoas tomem tamanho espaço em nossa vida? Porque deixamos que nos direcionem ou alterem nossos desejos? Onde estávamos quando começaram invadir nosso espaço na relação? Porque não nos manifestamos antes? O que aconteceu com nosso ego nesta relação?
Penso que se conseguirmos saber mais sobre quem somos, qual nosso espaço, nossos limites e desejos, provavelmente não permitiríamos que o egoísmo de outras pessoas nos invadissem e assim evitaríamos ou minimizaríamos bem este impacto. Afinal, elas não nos procurariam ou não se tornariam tão egoístas conosco. Olhando assim, podemos entender que de certa forma temos uma participação nesta história do egoísmo do outro e por isso refletir sobre nosso eu/ego (egoísmo) parece necessário para entender quem somos e somente então tentar entender o outro.
Fica a dica. 
Raquel Baldo
Psicologia - CRP 79518/SP
especialista minha vida 

mo lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html
Como lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html
Como lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html
Como lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html
Como lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html
Como lidar com Pessoas Manipuladoras
http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/como-lidar-com-pessoas-manipuladoras-23384.html

sexta-feira, fevereiro 03, 2017

Oito dicas para você vencer na vida praticando a paz e a justiça no coração

1) Faça tudo bem feito.

Um mundo com justiça e paz é construído com humanos que oferecem o melhor, ou seja, fazem bem feito. A maior de todas as caridades é cumprir todos os seus compromissos com eficiência, competência, cuidado e boa vontade. Para atingir este objetivo procure estudar, aperfeiçoar e aprender com a experiência. Se você levar um parente para operar exigirá que o médico esteja bem preparado e disposto a fazer uma ótima cirurgia. O mesmo acontecerá se procurar um encanador. Portanto, não poupe esforços para também fazer tudo muito bem feito e oferecer o melhor.

2) Você é um espírito que precisa evoluir, aprender muito e saber se defender.

As outras pessoas também são espíritos que precisam evoluir muito. O problema é que existem pessoas que não querem ou não conseguem evoluir. Estas pessoas poderão te prejudicar. Aprenda a se defender e se proteger. Você conviverá com estas pessoas no seu dia-a-dia, fará negócios com elas, estará nos mesmos ambientes. Cada vez que praticar o bem, cada vez que for eficiente, cada vez que conquistar uma vitória estará iluminando o mundo. Porém, muitas destas pessoas se sentirão incomodadas e poderão emanar pensamentos negativos que poderão te prejudicar. Se a maldade não tivesse força ela já estaria extinta da face da Terra. A maldade tem força e cabe a você se proteger, principalmente quando for acumulando conquistas e aprendizados.

3) O perdão é mais importante para quem perdoa do que para quem é perdoado.

O perdão é a libertação daquele que perdoa. A pessoa que não perdoa fica presa ao passado, alimentando raivas e outros sentimentos negativos. Todos seus dias ficam um pouco pior porque aqueles fatos do passado teimam em diminuir o prazer da vida. O perdão, portanto, é um ato de inteligência e bom senso. Por isto, não se iluda: quem perdoa é quem fez o esforço para mudar; o outro continua o mesmo. Livre-se dos sentimentos negativos, mas mantenha o bom senso e a precaução.

4) O que cresce no seu interior é o que você escolhe na vida.

Cada pessoa possui muitos interesses, mas não cabem todos eles no presente. Sempre existirão os interesses escolhidos e os que ficam adormecidos no fundo da alma. O que a pessoa escolher é o que cultivará no seu interior e é o que dará frutos bons ou ruins. A intenção, o desejo e a vontade geram pouquíssimos frutos. É a ação que faz a diferença. Na ação são superados desafios, são gerados aprendizados e desenvolvidos experiências. Na ação são reforçados vícios, cultivados sentimentos negativos, produzidos traumas e geradas maldades. Ou seja, na ação as forças do corpo, da mente e do espírito são potencializadas e concretizadas.

5) O presente possui sempre algo novo, não envelheça sua mente.

O presente é o começo do futuro, os primeiros sinais do que o futuro trará.
Portanto, as lições do passado sempre estão incompletas; da mesma forma que nossa evolução está incompleta.
Refletir sobre o passado, mas não ficar preso ao passado.
Usar o passado como experiência, mas sabendo que é uma experiência limitada.
Este traço de humildade e sabedoria te permitirá se sintonizar com o presente e aproveitar as oportunidades que estão no aqui e agora.
Afinal, problemas são superados no presente, com a cabeça no presente e aproveitando o que existe e é real.
A satisfação é experimentada no presente, com o que existe no presente.
A vida transcorre no presente, e se você aproveitar as oportunidades verá que um dia sempre será diferente de outro.
É assim que a vida ensina e o sábio aprende.
Já o imaturo, por agir com imaturidade, gera confusão.
Quem deixa de aprender com o presente não amadurece.

6) O tempo é precioso. Gaste-o oferecendo-se o que há de melhor.

Cuide de você com carinho. O maior carinho é cultivar sentimentos e pensamentos nobres.
Sentimentos e pensamentos nobres geram um profundo bem estar, pois harmonizam o seu ser.
Também energizam a mente e motivam para atingir objetivos importantes.
“Aprenda a se tratar com respeito. O primeiro passo é tirar da sua mente as “sujeiras” que são fonte de pensamentos negativos e desgastes emocionais” (A).
O tempo é só um. Você irá se ferir se gastá-lo gerando desgastes emocionais.
Usando seu tempo com o que é nobre, irá desenvolver sabedoria, satisfação e elevar sua vibração.
Todos serão beneficiados. Você se transformará numa fonte de equilíbrio, bom senso e elevadas vibrações.
(A) Leia a mentalização: Meu tempo é precioso e eu quero me oferecer o que há de melhor

7) Você é o responsável pela sua vida

Aceitar que é o responsável por sua vida é fundamental para ter forças para superar as dificuldades. Quem se comporta como vítima perde o foco e tende a se limitar.
A base da sua evolução é aproveitar as oportunidades que surgem na vida. Cada situação da vida é composta de facilidades (aquilo que você já aprendeu/desenvolveu) e dificuldades (aquilo que falta aprender). Uma pessoa pode ser trabalhadora e impaciente, por exemplo. Enquanto sua capacidade de trabalho gera facilidades, a impaciência gera dificuldades. Em alguns momentos o efeito desta impaciência pode se tornar central na vida da pessoa – esta é a hora de focar seus esforços para desenvolver a habilidade da paciência.
A pessoa que se percebe como vítima, ao culpar os outros, perde a chance de fazer a reflexão básica: como contribuo para o que está acontecendo? Que qualidade ou habilidade posso desenvolver para superar mais facilmente este obstáculo?
Lembre-se: culpar o outro é muito pouco produtivo para sua evolução espiritual e pessoal.
O correto é focar e agir. É assim que se conquista qualidades e habilidades para viver melhor.

8) Aprenda a ser coerente

Coerência é uma das chaves para uma vida justa e equilibrada.
Ela funciona assim: João escolheu estudar enfermagem. Todo dia vai para a faculdade e lá se distrai de seu objetivo maior: aprender muito para ser um ótimo enfermeiro.
A prioridade do João é ser enfermeiro. Todavia, na faculdade sua prioridade é estudar o mínimo possível. Sua atenção está voltada para outros objetivos que não o aprendizado.
Observe que há uma escolha inicial: fazer faculdade de enfermagem e tornar-se enfermeiro. Após esta decisão, João continuou decidindo: não quero estudar, quero passear na hora da aula, etc.
A coerência funciona assim: uma vez tomada uma decisão a pessoa cumpre o decidido, sem se desviar ou usar alguma desculpa.
Quem gostaria de ser filho de uma mãe que decidiu ter o filho e depois escolheu outras atividades que não dar carinho, atenção e cuidados?
A falta de coerência é a origem de grandes injustiças e muitas desavenças.
João, o futuro enfermeiro, talvez vá prejudicar alguém por causa da sua falta de dedicação aos estudos.
É muito importante que as pessoas tomem poucas decisões. Uma vez tomadas, devem ser coerentes e construir um bom caminho a partir dela.
Regra importante: Cada decisão possui o seu fator mínimo. Ou seja, aquilo que é o centro da escolha. Sem este centro tudo perde o sentido e a eficiência.
O estudo é o FATOR MÍNIMO. João escolheu fazer faculdade para aprender; estudar é o mínimo, é o básico.
Pense na frase: o professor não ensina bem porque seu salário é baixo. Esta frase é o símbolo da falta de coerência que gera sofrimento e injustiça.
O fator mínimo de ser professor é ensinar. Sem ensino não existe a função professor. Todo foco deve estar em realizar a função de ensinar. Isto é coerência.
Perceba quais são as escolhas que você fez na vida. Se forem muitas, abandone algumas (pouquíssimas pessoas conseguem ser coerentes em muitas decisões ao mesmo tempo).
Observe qual é o fator mínimo de cada escolha. Não se distraia e nem invente desculpas, seja coerente e realize o fator mínimo.
Ser coerente é plantar uma árvore e cuidar dela. Quando chegar o momento ela lhe dará sombra, dará frutos e alegrará sua vida. Ao cuidar dela você terá sua alegria multiplicada.
Ser coerente é escolher cursar enfermagem, estudar muito e ser um ótimo profissional que fará o bem para muitos e estará apto a crescer na profissão.
Com a coerência todos ganham.
Para saber mais sobre o Fator Mínimo pesquise no Blog Caminho Nobre
FONTE: http://www.nascervariasvezes.com/…/oito-dicas-para-voce-ven…